English
English
Russian
French
Chinese
Spanish

Webinar

A Importância de Selecionar o Método Correto Para Efetuar Análises de Condutividade Térmica

Apresentado por Ana Paula de Castilho e Danilo Oshima

 

thermal conductivity methods

Com várias técnicas disponíveis para análise de condutividade térmica, selecionar o método apropriado é fundamental para obter resultados precisos. Dentre as metodologias disponíveis não há uma única técnica capaz de analisar todos os tipos de amostras disponíveis em suas diferentes aplicações.  Por este motivo, pesquisadores que trabalham com novos desenvolvimentos ou aprimoramento de condutividade térmica em diferentes materiais devem, portanto, entender os benefícios e desafios de cada metodologia disponível para que possam selecionar o melhor método para suas amostras. Neste seminário iremos abordar a importância da seleção de uma metodologia para caracterização da condutividade térmica.

Antigamente, análises de condutividade térmica eram dominadas por métodos de estado estacionário – metodologias que por sua vez são extremamente precisas, porém possuem limitações tais quais tamanho de amostra, tempo de análise, e um alto grau de experiencia do usuário para que haja obtenção de resultados consistentes nas análises. Por outro lado, as primeiras técnicas transientes são datadas do início do século 20, as quais exploravam amostras simples com uma técnica significativamente fácil de fio quente em um meio finito para que a análise e validação dos dados fossem compreensíveis sem uso de um software avançado.  Com o avanço tecnológico dos computadores houve então um aumento uma expansão de metodologias para análise de condutividade térmica, que empregam por sua vez uma complexidade maior com relação à amostras e regressões lineares. Esses novos desenvolvimentos por sua vez, de uma maneira geral, oferecem um resposta mais rápida, operação mais simples, pois são beneficiadas por softwares avançados. Embora os métodos transientes e suas variedade possam trazer mais agilidade ao processo, isso pode criar um incerteza na escolha da metodologia correta para cada tipo de amostra e aplicação.

Neste seminário, iremos destacar os métodos transientes para análise de condutividade térmica por sua maior versatilidade, precisão e acuracidade dos dados coletados. Uma comparação dos métodos disponíveis e seus benefícios para diferentes aplicações irão incluir métodos tais quais MTPS (fonte modificada de plano transiente), FLEX (fonte de plano transiente) e TLS (fonte agulha transiente). Para cada método especificado trataremos de aplicações e recentes desenvolvimentos no meio científico internacional, demonstrando os benefícios de cada metodologia em particular quando utilizada adequadamente.

Submit the form below to access the webinar video:









    Watch here: